CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas |
 
Publicada em: 11/06/2015

A nova cruzada


Em artigo, Julian Rodrigues, membro da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), analisa o discurso religioso conservador contra o que chamam de ‘ideologia de gênero’. Diante dessa investida, destaca a importância de aliar conhecimento e ativismo na defesa da educação laica.
   
 
Publicada em: 24/03/2015

Aborto ilegal, uma forma de feminicídio?


O que pensar quando um médico infringe o seu código de ética e a lei que estabelece que toda mulher em processo de abortamento deve ser atendida com respeito e humanidade? Essa postura, que leva mulheres a morrer apenas por serem mulheres, não significaria uma prática deliberada de extermínio daquelas que ousaram contestar seu destino de mulher? Artigo de José Gomes Temporão (foto) e Lena Lavinas.
   
 
Publicada em: 01/10/2014

Homofobia no debate eleitoral brasileiro


Paradoxal à primeira vista, a intensificação de manifestações homofóbicas nas eleições de 2014, enquanto torna mais visível e agressiva esta violência no país, põe a nu aquilo que atravanca o combate contra ela: a intolerância e o autoritarismo. Artigo do juiz federal Roger Raupp Rios.
   
 
Publicada em: 05/06/2014

Brasil: país do transfeminicídio


Para Berenice Bento (UFRN), os assassinatos contra a população trans são contabilizados equivocadamente no cômputo generalizante de violência contra os LGBTTT. A socióloga sugere nomear essa violência letal como transfeminicídio, reforçando que a motivação da violência advém do gênero.
   
 
Publicada em: 15/05/2014

As Lutas Feministas e a Mídia


Para a coordenadora do Observatório da Mulher, Rachel Moreno, a mídia desempenha papel relevante na reprodução da desigualdade de gênero, ao privilegiar conteúdos conservadores e machistas e rechaçar demandas de pluralidade. Políticas públicas e leis de combate à violência contra a mulher precisam ser acompanhadas por uma cultura midiática mais inclusiva.
   
 
Publicada em: 31/10/2013

Palavra de mãe


Em artigo, a professora do Instituto de Psicologia Social da Uerj Anna Uziel comenta projeto aprovado no Senado brasileiro que altera a Lei de Registros Públicos, estendendo às mães o direito de registro dos filhos. A medida avança sobre uma legislação que “atrela parentalidade à conjugalidade” e que reflete a ideia do homem como chefe de família.
   
 
Publicada em: 29/10/2013

Notas sobre o substitutivo ao PL 122


O juiz federal Roger Raupp Rios examina – a partir do panorama do direito antidiscriminatório brasileiro e de marcos normativos importantes – aspectos gerais e pontuais do substitutivo ao Projeto de Lei nº 122, legislação que visa o combate à discriminação, ao ódio e à intolerância no Brasil.
   
 
Publicada em: 22/10/2013

Um olhar sobre a prostituição de rua


O livro Devir Puta (CLAM/EdUERJ) é valioso pelo cuidado e respeito com que o autor retrata suas informantes prostitutas. José Miguel Nieto Olivar as constrói como pessoas reais, complexas – nem vítimas e nem vitimizadoras, mas sim como seres e corpos sujeitos a violências e estigmas reais, escapando da fantasia sedutora de retratá-las como o outro abjeto.
   
 
Publicada em: 22/10/2013

Questão de autonomia


No livro Trânsitos: Brasileiras nos mercados transnacionais do sexo, CLAM/EdUerj), a antropóloga Adriana Piscitelli (Pagu/Unicamp) destaca a autonomia feminina como elemento-chave para se entender a inserção e os deslocamentos de mulheres brasileiras nos mercados internacionais do sexo, experiência que ser compreendida sem ser vinculada ao tráfico de pessoas.
   
 
Publicada em: 13/12/2012

O outro lado da moeda


O problema do discurso da “vítima enganada obrigada a se prostituir no exterior” é que ele apaga as ações de mulheres que migram voluntariamente para trabalhar no mercado do sexo e gera violações de direitos, aponta Anamaria Marcon Venson (UFSC) neste texto, em que analisa o modo como o tráfico de pessoas é tratado em produções midiáticas.
   
Página 1 de 16

voltar




Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599