CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas | bioética
DONDA, Cristina Solange  
Publicada em: 07/07/2011

Os imperativos da consciência


Neste artigo, a filósofa Cristina Donda discute, à luz da filosofia, da bioética e do direito, o uso institucional da objeção de consciência para negar o acesso ao aborto nos casos contemplados pela lei. Donda explica as diferenças entre esta prática e a desobediência civil. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 03/03/2008

Um desafio para o Estado Laico


A antropóloga Débora Diniz (UnB) assinala em artigo, escrito com a historiadora Fabiana Paranhos, que o debate em torno do início da vida para a liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias é uma discussão que o STF não precisa enfrentar.
   
CASTILHOS, Washington  
Publicada em: 22/05/2007

A ética entre o bem e o mal


O artigo enfoca os desafios éticos e o crescimento de dogmatismos morais religiosos no século 21, a partir da análise de renomados especialistas. Este é o último texto da série promovida pelo Observatório da Sexualidade e Política em razão da visita do papa Bento XVI ao Brasil.
   
CASTILHOS, Washington  
Publicada em: 03/05/2007

Galileu, células-tronco e as tecnologias reprodutivas: as “heresias” da Ciência segundo a Igreja.


O CLAM publica o artigo “Galileu, células-tronco e as tecnologias reprodutivas: as “heresias” da Ciência segundo a Igreja”. O texto faz parte da série promovida pelo Observatório de Sexualidade e Política (Sexuality Policy Watch).
   
por Samantha Buglione  
Publicada em: 06/03/2007

Um novo sujeito de Direito?


Samantha Buglione, mestre em Teoria do Direito e Bioética, explica por que o reconhecimento de um feto como autor de uma ação penal não é um ganho de direitos, mas uma distorção jurídica. “O nascituro é uma expectativa de vida, mas tem mais direitos que uma mulher”, critica.
   
Página 1 de 1
  • 1

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599