CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas | comportamento sexual
Lowenkron, Laura  
Publicada em: 20/09/2012

“Todos Contra a Pedofilia”


Em artigo, a antropóloga Laura Lowenkron (Museu Nacional/UFRJ) discute as operações simbólicas e políticas que dão sentido social à pedofilia, encarada como um problema contemporâneo da ordem do monstruoso. Polícia, imprensa e operadores de direitos se articulam na construção social da questão.
   
 
Publicada em: 29/09/2010

Sexualidades adolescentes na Argentina


No dia 1º de outubro, será lançado em Buenos Aires o livro Sexualidades Adolescentes. Amor, placer y control en la Argentina contemporánea, do cientista político Daniel Jones, um estudo sobre a diversidade das práticas sexuais e as dinâmicas sociais que as produzem. Leia aqui a introdução. (Texto em espanhol)
   
HEILBORN, Maria Luiza  
Publicada em: 31/03/2008

O ultra-som de uma 'tragédia nacional'. Resultado: a gravidez precoce não é o drama que se noticia


Por Maria Luiza Heilborn. Existe um consenso entre profissionais de diversas formações - médicos, psicólogos, jornalistas, líderes religiosos e políticos - de que a gravidez na adolescência é um mal de grandes proporções. Segundo esse pensamento, seria irresponsabilidade “permitir” que adolescentes se envolvam com a maternidade tão cedo. No entanto, ao contrário do que prega a opinião pública, nem há um quadro de caos e desordem nem tampouco a gravidez na adolescência é uma grande tragédia nacional. A pesquisa Gravidez na adolescência: estudo multicêntrico sobre jovens, sexualidade e reprodução no Brasil (Gravad), realizada pelas universidades do Estado do Rio de Janeiro, Federal do Rio Grande do Sul e Federal da Bahia entrevistou 4.634 jovens de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, numa pesquisa domiciliar realizada nas três capitais destes Estados.
   
ALVES, Andréa Moraes  
Publicada em: 31/03/2008

Trajetórias afetivas e sexuais de mulheres: uma comparação geracional


Em palestra no CLAM, no Instituto de Medicina Social, realizada no dia 28 de agosto, a antropóloga Andréa Moraes Alves (UFRJ), apresentou os resultados iniciais de sua pesquisa de pós-doutorado: “Trajetórias afetivas e sexuais de mulheres: uma comparação geracional”.
   
BARRIENTOS, Jaime  
Publicada em: 18/10/2005

La nueva normatividad de las conductas sexuales en Chile y en el mundo


Jaime Barrientos, Escuela de Psicología, Universidad Catolica del Norte, Chile. Agradezco la invitación de María Luisa Heilborn al CLAM y a la UERJ, esperando que esta visita, sea el inicio de una larga colaboración entre nuestros dos países y nuestras instituciones. Además, quiero señalar que esta presentación pretende abordar, de manera breve, las transformaciones que han acontecido en las normas que guían la vida sexual de los chilenos.
   
CARRARA, Sérgio  
Publicada em: 20/06/2005

Só os viris e discretos serão amados?


Sérgio Carrara. Paradas do orgulho de lésbicas, gays, transgêneros e bissexuais se multiplicam pelo país e começam a merecer a devida atenção dos institutos de pesquisa. Na última parada paulistana, o Datafolha investigou manifestantes e opiniões através de um "survey". Começa a ser também divulgada pesquisa conduzida em 2004, na parada carioca, pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Grupo Arco-Íris e Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Universidade Candido Mendes).

   
Página 1 de 1
  • 1

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599