CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas | diversidade sexual
 
Publicada em: 13/12/2012

O outro lado da moeda


O problema do discurso da “vítima enganada obrigada a se prostituir no exterior” é que ele apaga as ações de mulheres que migram voluntariamente para trabalhar no mercado do sexo e gera violações de direitos, aponta Anamaria Marcon Venson (UFSC) neste texto, em que analisa o modo como o tráfico de pessoas é tratado em produções midiáticas.
   
Bicalho, Pedro Paulo  
Publicada em: 11/07/2012

A ‘cura’ homossexual em debate


Pedro Paulo Bicalho (Instituto de Psicologia/UFRJ) exalta o papel da resolução 001/99 do CFP como dispositivo orientador de condutas éticas e instrumento de limites a práticas profissionais questionáveis e a possíveis iniciativas fundamentalistas, como o projeto de decreto legislativo que busca sustar a aplicação da resolução e, com isso, autorizar psicólogos a "curar" homossexuais.
   
OLIVEIRA, Rosa  
Publicada em: 01/11/2011

Democracia aplicada ao gênero e à sexualidade


No artigo “Paradoxos e convergências em torno da igualdade:decisões dos tribunais superiores brasileiros sobre união estável e casamento civil LGBT”, apresentado no 35º Encontro Anual da ANPOCS, a pesquisadora Rosa Oliveira comenta as decisões do STF e STJ sobre união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo.
   
Bento, Berenice  
Publicada em: 26/10/2011

Quem são os “transtornados de gênero”?


A entrada do gênero como uma categoria nosológica autorizou médicos e profissionais do campo psi a “tratar” de crianças, adolescentes e adultos que não têm um comportamento “adequado” para seu gênero. A luta pela retirada da transexualidade do DSM e do CID abre a possibilidade de lutarmos por um mundo sem gênero. Leia artigo de Berenice Bento, autora de “A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual”.
   
Uziel, Anna Paula  
Publicada em: 13/10/2011

Família não é tudo igual


A pesquisadora Anna Paula Uziel (Instituto de Psicologia/UERJ – CLAM) discute projeto que defende a obrigatoriedade da inclusão do nome do pai biológico no documento dos filhos. Para ela, o direito das crianças a um pai não pode se transformar em uma exigência de um determinado modelo de família único ou obrigatório.
   
 
Publicada em: 14/09/2011

Diversidade Sexual e Legislação


Em artigo para o CLAM, o juiz federal Roger Raupp aponta problemas de estruturação e sistematização no texto do Estatuto da Diversidade Sexual, enviado recentemente pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao Congresso como projeto de lei. O autor defende mais clareza conceitual de aspectos como gênero, orientação sexual e sexo e propõe alterações no texto.
   
OLIVEIRA, Rosa  
Publicada em: 31/08/2011

“Quem deseja o desejo do Estado?”


Na nota Homoerotismo e normatização: sexualidades subordinadas, Rosa Oliveira, pós-doutoranda em ciência política pela UNICAMP, fala sobre sua pesquisa sobre o reconhecimento de conjugalidades homoeróticas em Tribunais de Justiça brasileiros e comenta o recém-lançado Estatuto da Diversidade Sexual.
   
Santos, Wederson  
Publicada em: 29/06/2011

Retórica pouco original


Em artigo, o sociólogo Wederson Santos, pesquisador da Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, critica o discurso da deputada estadual do Rio de Janeiro Myrian Rios (PDT) no qual a parlamentar faz associação entre homossexualidade e pedofilia.
   
Carrara, Sergio  
Publicada em: 09/06/2011

“Ou o sal não salga, ou....”


“Quando a presidente afirma que o governo ‘combate a homofobia, mas não propagandeia qualquer opção sexual’, não estaríamos frente a uma espécie de tradução laica do mantra repetido por pastores e padres segundo o qual os homossexuais devem ser acolhidos, mas não a homossexualidade?”. Artigo de Sergio Carrara publicado em O GLOBO (07/06/2011).
   
Bento, Berenice  
Publicada em: 02/06/2011

Heterossexualidade e poder


Em artigo para o CLAM, a socióloga Berenice Bento critica a suspensão da distribuição do kit anti-homofobia nas escolas brasileiras, argumentando que o Estado tem papel fundamental em questões da vida privada. Segundo ela, a produção da heterossexualidade é antes uma questão de poder do que de costumes.
   
Página 1 de 2

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599