CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas | diversidade sexual
Raupp, Roger  
Publicada em: 02/06/2011

O STF E A UNIÃO ESTÁVEL HOMOSSEXUAL


"O Supremo Tribunal Federal cumpriu sua missão constitucional de fazer valer os direitos fundamentais de liberdade, de igualdade, de dignidade humana, de privacidade, de intimidade e de proteção às comunidades familiares, afirmando por dez votos a zero que homossexuais podem constituir união estável", avalia o juiz federal Roger Raupp Rios neste artigo.
   
 
Publicada em: 06/10/2010

Direitos para os Homens Trans no Brasil


Em artigo, a pesquisadora Márcia Arán (IMS/UERJ) avalia resolução do Conselho Federal de Medicina do Brasil que considera que os procedimentos para a modificação de caracteres sexuais secundários em homens transexuais deixem de ser experimentais e possam ser feitos na rede pública e privada de hospitais brasileiros.
   
 
Publicada em: 01/09/2009

Igualdade e diferença


Para a antropóloga Regina Facchini, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é de grande importância política, embora seja preciso demarcar a diferença entre estratégias e identidades coletivas produzidas para a ação política e as vividas pelas mulheres no cotidiano.
   
 
Publicada em: 19/11/2008

Comparecer – un comentario


Neste artigo, o pesquisador e ativista Mauro Cabral expõe o estado do debate sobre a noção de identidade de gênero, depois da decisão judicial que autorizou uma pessoa trans na Argentina a mudar de nome e sexo, sem a necessidade de cirurgia. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 25/06/2008

Estigma, violência e escândalo


Em palestra no CLAM, o antropólogo Don Kulick (NYU) analisou a “política do escândalo” a partir de sua pesquisa com travestis na Bahia. Seu livro Travestis, prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil foi lançado em português.
   
 
Publicada em: 04/06/2008

Acima dos direitos sexuais está a Bíblia? Respostas de segmentos conservadores à diversidade sexual


O antropólogo Marcelo Natividade, doutorando em Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de janeiro (IFCS/UFRJ), discute, em artigo, como proposições relativas à diversidade sexual encontram resistência em ações motivadas por valores religiosos, e analisa algumas estratégias usadas para emperrar a discussão de projetos em tramitação no Congresso Nacional brasileiro. Debate oportuno na semana em que o governo federal realiza a I Conferência Nacional GLBT, que acontece em Brasília, de 5 a 8 de junho
   
CARRARA, Sérgio  
Publicada em: 31/03/2008

Só os viris e discretos serão amados?


Sérgio Carrara. Paradas do orgulho de lésbicas, gays, transgêneros e bissexuais se multiplicam pelo país e começam a merecer a devida atenção dos institutos de pesquisa. Na última parada paulistana, o Datafolha investigou manifestantes e opiniões através de um "survey". Começa a ser também divulgada pesquisa conduzida em 2004, na parada carioca, pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Grupo Arco-Íris e Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Universidade Candido Mendes).

   
BUGLIONE, Samantha  
Publicada em: 31/03/2008

Casamento gay


Por Samantha Buglione. Talvez a união homossexual incomode tanto porque nos obriga a pensar o que é família e casamento. E obriga a descortinar a hipocrisia que sustenta parte das nossas instituições.
   
RIOS, Roger Raupp  
Publicada em: 31/03/2008

Direitos sexuais de gays, lésbicas e transgêneros no contexto latino-americano


Por Roger Raupp Rios. Um exame da situação dos direitos de gays, lésbicas e transgêneros (designados neste trabalho como "direitos sexuais GLBT") na América Latina pode ser realizado a partir de múltiplas perspectivas.
   
MULINS, Greg  
Publicada em: 31/03/2008

Direitos sexuais: uma nova política de reconhecimento


Palestra proferida no CLAM por Greg Mullins, dia 5 de setembro de 2005.
   
Página 2 de 2

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599