CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas | hiv aids
 
Publicada em: 04/06/2008

Teatro, Mídia e AIDS


O cineasta Vagner de Almeida, da Associação Brasileira da Aids (Abia), fez um relato sobre o modo como a Aids é abordada pela mídia brasileira há quase trinta anos do surgimento da epidemia. “A mídia falha muito em se tratando de HIV/AIDS e não adianta termos o melhor programa de AIDS do mundo. Raramente o tema aparece em novelas brasileiras de forma real e quando o faz na maioria das vezes está repleto de fragmentos isolados não muito esclarecedores para a população. Raramente nos roteiros de novelas se ouve o nome “preservativo”, transar com os parceiros do elenco na trama com a “camisinha”. Cenas de sexo quase explicitas são editadas e não se fala no preservativo. Os roteiros ignoram essa palavra como se as cenas de sexo, sejam elas entre casais fixos ou não, fossem invulneráveis ao HIV/AIDS”, afirmou.
   
Corporación Chilena de Prevención del SIDA, Sidacción  
Publicada em: 31/03/2008

Programa de intervención comunitaria para la prevención del VIH/SIDA en hombres homosexuales en Chile


Documento de sistematización del modelo comunitario de prevención publicado en 2004 por la Corporación Chilena de Prevención del SIDA, Sidacción. Análisis de una experiencia exitosa en la lucha contra la enfermedad y por espacios equitativos. Bases metodológicas y conceptuales del modelo.
   
CORRÊA, Sonia; PARKER, Richard.  
Publicada em: 31/03/2008

Sexualidade, Direitos Humanos e pensamento demográfico: conexões e disjunções num mundo em mudança


Por Sonia Corrêa e Richard Parker. Dadas as condições que prevalecem no mundo no início do século XXI, presenciamos a mudança do marco de referência do debate histórico sobre ética e demografia, tanto em termos de uma maior ênfase nos direitos individuais, em oposição à ênfase anterior no bem público, como pela inclusão de todo um conjunto de novas dimensões, especialmente da sexualidade.
   
Página 1 de 1
  • 1

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599