CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | artigos e resenhas | saúde sexual e reprodutiva
GOLLOP, Thomaz Rafael e TORRES, José Henrique  
Publicada em: 07/07/2011

A ANENCEFALIA E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


Em artigo, o médico Thomaz Rafael Gollop e o juiz José Henrique Torres defendem que o Supremo Tribunal Federal brasileiro, que em breve votará sobre a interrupção da gestação de fetos anencéfalos, decida pela constitucionalidade da antecipação do parto nestes casos. Para eles, submeter uma mulher a uma gestação deste tipo equivale a uma tortura.
   
DONDA, Cristina Solange  
Publicada em: 07/07/2011

Os imperativos da consciência


Neste artigo, a filósofa Cristina Donda discute, à luz da filosofia, da bioética e do direito, o uso institucional da objeção de consciência para negar o acesso ao aborto nos casos contemplados pela lei. Donda explica as diferenças entre esta prática e a desobediência civil. (Texto em espanhol)
   
Galli, Beatriz  
Publicada em: 02/06/2011

A ONU e os direitos das mulheres


Na 44ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento da ONU, temas relacionados à saúde da mulher, como fertilidade, contracepção e aborto geraram disputas entre governos conservadores e progressistas que se refletiram na resolução final do encontro. Leia artigo da advogada Beatriz Galli, do Ipas Brasil, sobre as discussões e implicações do texto final.
   
FREITAS, Ângela  
Publicada em: 31/03/2008

Planejamento Familiar: eterno desafio


Em entrevista ao programa Roda Viva, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tratou, além de aborto, do tema do planejamento familiar fora de uma perspectiva “controlista”. O assunto é discutido neste artigo de Angela Freitas.
   
FEGHALI, Jandira  
Publicada em: 31/03/2008

SUS: uma bandeira feminista


Neste artigo, a médica e ex-parlamentar Jandira Feghali afirma que "a defesa do Sistema único de Saúde não pode ser uma luta apenas dos profissionais de saúde ou dos conselhos de saúde. E também não basta às mulheres levantar as bandeiras. É necessário integrar forças, fazer parcerias e alianças. Ou seja, torna-se necessário que o movimento feminista assuma que o SUS, seu financiamento e sua gestão ética e comprometida são problemas essenciais para as mulheres".
   
Gomes, Edlaine  
Publicada em: 18/03/2008

Notas sobre aborto e reações político-religiosas: resistências e possibilidades de diálogo


Artigo da antropóloga Edlaine Gomes, do Centro de Estudos da Metrópole, analisa o impacto de discursos e ações de parlamentares religiosos brasileiros na tramitação de propostas concernentes ao aborto no Brasil.
   
HEILBORN, Maria Luiza  
Publicada em: 24/04/2007

O mal-estar brasileiro não é responsabilidade das meninas pobres.


Em artigo resposta, Maria Luiza Heilborn, coordenadora do CLAM, rebate a associação freqüentemente estabelecida na sociedade entre gravidez na adolescência e criminalidade urbana.
   
 
Publicada em: 20/06/2006

Guía de habilidades para el consentimiento informado y confidencialidad de la información en salud sexual y reproductiva de adolescentes y jóvenes


La Guía de Habilidades para el Consentimiento Informado y Confidencialidad de la Información en Salud Sexual y Reproductiva de Adolescentes y Jóvenes es una herramienta para mejorar la práctica de atención de profesionales de la salud. La publicación surgió con el propósito de brindar herramientas para la discusión de cuestiones éticas y la resolución de conflictos en la aplicación del consentimiento informado y la confidencialidad de la información en los programas de salud sexual y reproductiva de la atención primaria de Chile, a través de orientaciones básicas para el apoyo de los profesionales y los equipos de salud. El documento fue preparado por Claudia Dides, Alejandro Guajardo, Soledad Pérez y Lidia Casas y publicado en Santiago de Chile por la Corporación de Salud y Políticas Sociales - CORSAPS, de Chile, y del Fondo de Población de las Naciones Unidas - UNFPA
   
Corporación Chilena de Prevención del SIDA, Sidacción  
Publicada em: 30/05/2006

Programa de intervención comunitaria para la prevención del VIH/SIDA en hombres homosexuales en Chile


Documento de sistematización del modelo comunitario de prevención publicado en 2004 por la Corporación Chilena de Prevención del SIDA, Sidacción. Análisis de una experiencia exitosa en la lucha contra la enfermedad y por espacios equitativos. Bases metodológicas y conceptuales del modelo.
   
ALVES, José Eustáquio Diniz  
Publicada em: 12/12/2005

Ausência de direitos reprodutivos agrava a pobreza


Por José Eustáquio Diniz Alves. O escritor americano F. Scott Fitzgerald escreveu, certa vez, que "os ricos são diferentes de mim e de você". O seu colega Ernest Hemingway concordou dizendo: "São mesmo, eles têm mais dinheiro". Ironia à parte, os ricos, exatamente, por terem mais dinheiro, têm acesso - comprando no mercado de bens e serviços – a diversos direitos de cidadania que não estão disponíveis aos pobres.
   
Página 1 de 1
  • 1

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599