CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | artigos e resenhas | religião e sexualidade
 
Brasil

Os efeitos da visita do papa

Em 2007, a visita do Papa Bento XVI ao Brasil mobilizou vários grupos que se opõem ao dogmatismo moral do Vaticano. Em apoio a este movimento, o Observatório de Sexualidade e Política (SPW) produziu uma série de pequenos artigos para discutir o amplo contexto sócio-político em que a visita do Papa aconteceu. Além disso, buscou-se analisar, de forma mais detalhada, as principais controvérsias relativas à sexualidade que a vinda do Papa desencadeou ou pudesse desencadear. Agora, um ano depois da passagem de Ratzinger pelo país, o SPW publica o último texto da série, que trata dos efeitos desta visita sobre o campo dos direitos sexuais e reprodutivos.

Embora difusos a um primeiro olhar, os desdobramentos da visita do papa Bento XVI ao Brasil e suas implicações para o campo dos direitos sexuais e reprodutivos no país se tornam mais visíveis se analisarmos de perto alguns fatos acontecidos no decorrer do ano que se passou após a presença de Ratzinger no país, e tomarmos seu encontro com George W. Bush como a explicitação de uma aliança existente há oito anos.

avisitadopapaaobrasil.pdf | Clique aqui para fazer o download do texto | |

Publicada em: 20/08/2008

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599