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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Educação Sexual: ética, liberdade e autonomia

O objetivo desse artigo é refletir sobre o tema da educação sexual à luz dos conceitos de ética, liberdade e autonomia. Na perspectiva aqui adotada, não se trata de definir a priori conceitos que nos dariam uma grade de categorias que pudessem estabelecer o que é ético e o que não é ético. Tão somente, não se trata de estabelecer um critério distintivo do que seja moral e, por conseguinte, prescritivo e normativo, do que é princípio ético, objeto de livre escolha dos indivíduos e, portanto, emblema de sua autonomia. Trata-se de remeter os problemas éticos à dinâmica imanente das práticas sociais. Considerando a ética como uma prática refletida da liberdade, trata-se de exercitar tal prática, encorajando os/as atores/as a debater em torno das decisões e escolhas a serem feitas. Deste modo, esse artigo se volta para as seguintes questões: De que forma poderia a sexualidade ser trabalhada na escola a partir de uma ética como prática da liberdade e não de uma moral prescritiva? Como poderia um trabalho de educação sexual produzir reflexão e autonomia? Tais questões serão abordadas a partir da análise de uma atividade de educação sexual, sobre o tema da paternidade, desenvolvida em uma escola.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação sexual; Escolas; Etica; Gênero; Sexualidade;
Autor(es):

  • Altmann, Helena()
  • Martins, Carlos Jose()
Editora: UFPR;
Local: Paraná (PR)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a06.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-4060
Ano da Publicação: 2000
Nome do Periódico: Educar
Número do Periódico: 35
Colação: p.63-80
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 01 ago. 2011


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