tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Delineando masculinidades desde a infância

O objetivo deste texto é discutir algumas questões sobre a constituição das masculinidades no contexto de uma escola de Educação Infantil, observando alguns dos investimentos feitos para que as crianças se constituam como homens e mulheres heteronormatizados. Para a realização das análises, foram utilizados como referencial teórico os Estudos de Gênero, algumas contribuições dos Estudos Culturais em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista de análise. As observações foram feitas com um grupo de vinte e cinco crianças
de cinco anos de idade, de uma escola infantil da Rede Municipal de Educação da cidade de Porto Alegre, no período de dois meses, totalizando cem horas de observação.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Gênero; Infância; Masculinidade;
Autor(es):

  • Bello, Alexandre Toaldo()
  • Felipe, Jane()
Editora: UFJF;
Local: Minas Gerais (MG)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/947
Ano da Publicação: 2010
Nome do Periódico: Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
Número do Periódico: 2
Volume: 12
Colação: p.175-182
Notas:

Disponível para download no site da Editora UFJF - http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/ 
Acesso em: 03 ago. 2011
Acesso revisto em: 02 out. 2014


Informações Adicionais

Arquivo Anexado: 1149_1899_janefelipe.pdf

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599