![]() |
Diálogo e transformação: incluindo a diversidade sexual no contexto educacionalEmbora as recentes políticas de educação no Brasil tenham incluído a sexualidade como tema importante a ser discutido nas salas de aula, elas ainda não efetivamente criaram um contexto educacional onde a sexualidade possa ser discutida de forma positiva, não-discriminatória e sensível as cultura e história do contexto. Este artigo tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de programas de treinamento para educadores em sexualidade, especificamente para àqueles preocupados com a inclusão de expressões sexuais não-normativas no contexto educacional. A partir de idéias construcionistas-sociais nós delineamos um modelo de treinamento para educadores em sexualidade no qual o envolvimento relacional e o foco no processo criam o contexto para uma educação transformadora. Primeiramente, apresentamos uma breve revisão da educação sexual no Brasil e posteriormente apresentamos os conceitos de comunidades de inteligibilidades e diálogo. Esses dois conceitos nos permitem discutir como os valores são gerados e como eles participam daquilo que tomamos como sendo bom e real. Por fim, inspirados por um de nossos programas de treinamento, nós ilustramos o modelo oferecendo possibilidades de tradução de princípios teóricos em atividades de treinamento. (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Diversidade sexual; Educação; Educação sexual; Formação docente; Gênero; Sexualidade;
Local: Paraná (PR) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a08.pdf Artigo em inglês disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
|