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Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "o problema maior é o de estudar"O artigo trata das relações entre os problemas de acesso, permanência e qualidade e a configuração histórica do Estado brasileiro e, consequentemente, da política educacional que foi traçada a partir dessa configuração. Destaca as profundas desigualdades sociais e regionais e o correlato processo excludente quanto ao direito à educação no Brasil, tanto do ponto de vista normativo-político, quanto do ponto de vista das dinâmicas intraescolares. As conclusões evidenciam a necessidade de reflexão sobre a dívida histórica do país com a constituição de um sistema nacional de ensino e com a garantia do direito à educação (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Direitos Humanos; Educação; Estado; Políticas educacionais;
Local: Paraná (PR) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a18.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
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