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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "o problema maior é o de estudar"

O artigo trata das relações entre os problemas de acesso, permanência e qualidade e a configuração histórica do Estado brasileiro e, consequentemente, da política educacional que foi traçada a partir dessa configuração. Destaca as profundas desigualdades sociais e regionais e o correlato processo excludente quanto ao direito à educação no Brasil, tanto do ponto de vista normativo-político, quanto do ponto de vista das dinâmicas intraescolares. As conclusões evidenciam a necessidade de reflexão sobre a dívida histórica do país com a constituição de um sistema nacional de ensino e com a garantia do direito à educação (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Direitos Humanos; Educação; Estado; Políticas educacionais;
Autor(es):

  • Araújo, Gilda Cardoso de()
Editora: UFPR;
Local: Paraná (PR)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a18.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-4060
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Educar em Revista
Número do Periódico: 39
Colação: p.279-292
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 28 set. 2011


Informações Adicionais

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