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Mutações cruzadas: a cidadania e a escolaNeste artigo, o autor discute a cidadania ontem e hoje, considerando-a um tema complexo porque supõe a igualdade e a autonomia dos sujeitos. Ele tem como referência a escola republicana francesa, deliberadamente pensada como a escola da cidadania. A partir de uma retrospectiva histórica de movimentos que caracterizam a construção da escola republicana, tecida sob a influência da Igreja, o autor desvela contradições e paradoxos desse processo. Sua reflexão mostra que a educação foi configurando-se por uma forma escolar particular, que denomina de "programa institucional", e que, em decorrência das mutações recentes do Estado-nação, este implicou transformações da própria natureza do trabalho sobre outrem. Por fim, o autor desenvolve um modelo de cidadania pós-nacional e pós-institucional, delineando apostas em torno das quais se constituiriam as novas figuras de uma "formação cidadã." (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Cidadania; Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a02.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
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