tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

O conceito de gênero:

uma leitura com base nos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009)

Este artigo resulta de trabalho encomendado pelo GT de Sociologia da Educação, com o objetivo de impulsionar o debate teórico sobre o conceito de gênero no âmbito do grupo. Diante da impossibilidade de fazer uma discussão abrangente de todas as vertentes e polêmicas que envolvem o conceito, decidiu-se enfocá-lo a partir dos autores mais frequentemente utilizados nos trabalhos apresentados no GT nos últimos dez anos: Scott, Bourdieu e Connell. Acredita-se que as questões aqui levantadas refletem algumas das tensões e problemáticas candentes nos estudos feministas, podendo contribuir para que pesquisadores e pesquisadoras da educação, mesmo não se tornando especialistas, considerem também as determinações de gênero em seus estudos específicos.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação; Gênero; Masculinidade; Sexo;
Autor(es):

  • Carvalho, Marília Pinto de()
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a06.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 46
Volume: 16
Colação: p.99-117
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 19 out. 2011


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599