tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Pobreza, relações étnico raciais e cotidiano escolar: narrativas do viver

Este artigo inscreve o discurso social de uma criança de 9 anos de idade, procurando interpretar os seus mundos vividos e também os imaginados. Trata-se de uma história de vida tomada pelo viés das narrativas que impeliram a menina a falar de si, de suas lembranças e de suas experiências vividas. O valor da humanidade vista nos pequenos frascos da inscrição do discurso social está no suposto de que as particularidades podem revelar modos de vir a ser, para além daqueles que revelam como se é. As dinâmicas de produção de sentidos processadas nas narrativas e na relação presente/passado revelaram múltiplas dimensões do seu viver. Isso implicou um olhar para a Memória e para a Identidade na sua dimensão social. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Escolas; Pobreza; Relações étnico-raciais;
Autor(es):

  • Medeiros, Andrea Borges de()
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a10.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 46
Volume: 16
Colação: p.167-189
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 19 out. 2011


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599