tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?

O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação; Formação docente; Pedagogia;
Autor(es):

  • Fischman, Gustavo E.()
  • Sales, Sandra Regina()
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a02v15n43.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2010
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 43
Volume: 15
Colação: p.7-20
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 21 out. 2011


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599