![]() |
Gênero, epistemologia e performatividade: estratégias pedagógicas de subversãoNeste artigo, o conceito de gênero é apresentado e discutido em suas relações com a noção de performatividade, advinda da filosofia da linguagem, na esteira das reflexões de Judith Butler. Se o gênero for considerado como uma ferramenta analítica no campo dos estudos pedagógicos, é possível discutir o conceito dando atenção às maneiras pelas quais o gênero é construído pelas pedagogias culturais. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à sexualidade, sublinhando a importância dos processos performativos que constituem gênero, corpo e heterossexualidade como constructos culturais marcados pela historicidade.(AU) Informações de Categorização Assunto(s): Corpo; Cultura; Gênero; Pedagogia; Sexualidade;
Local: Santa Catarina (SC) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a07.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
|