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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Gênero, epistemologia e performatividade: estratégias pedagógicas de subversão

Neste artigo, o conceito de gênero é apresentado e discutido em suas relações com a noção de performatividade, advinda da filosofia da linguagem, na esteira das reflexões de Judith Butler. Se o gênero for considerado como uma ferramenta analítica no campo dos estudos pedagógicos, é possível discutir o conceito dando atenção às maneiras pelas quais o gênero é construído pelas pedagogias culturais. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à sexualidade, sublinhando a importância dos processos performativos que constituem gênero, corpo e heterossexualidade como constructos culturais marcados pela historicidade.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Corpo; Cultura; Gênero; Pedagogia; Sexualidade;
Autor(es):

  • Alos, Anselmo Peres()
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a07.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Estudos Feministas
Número do Periódico: 2
Volume: 19
Colação: p.421-449
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 31 out. 2011


Informações Adicionais

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