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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Gênero na prática docente em educação física:

"meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar"?

Este artigo analisa como o gênero perpassa a prática docente em Educação Física, através da análise de questionários abertos, respondidos por professores/as de Educação Física de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo, em 2009. Os resultados foram problematizados a partir de dois eixos: planejamento e seleção de conteúdos; e conflitos aparentes e velados. As questões de gênero não são consensuais entre os/as docentes e foram consideradas por alguns/as no planejamento das aulas. Diferenças de desempenho de meninos e meninas nas práticas corporais aparecem como a principal fonte de conflitos e o aspecto mais considerado durante o planejamento. As aulas mistas podem problematizar concepções estereotipadas de feminino e de masculino, mostrando que nem todos os meninos se identificam com esportes e jogos coletivos e que meninas também sabem e gostam de jogar. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação Física; Esporte; Gênero; Práticas educativas;
Autor(es):

  • Altmann, Helena()
  • Amaral, Silvia Cristina Franco()
  • Ayoub, Eliana()
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a12.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Estudos Feministas
Número do Periódico: 2
Volume: 19
Colação: p.491-501
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 03 nov. 2011


Informações Adicionais

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