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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Juventude ciborgue e a transgressão das fronteiras de gênero

Pessoas e máquinas estão cada vez mais conectadas por meio de um processo de intensa simbiose. As/os jovens são o alvo primordial desse processo, constituindo a subjetividade ciborgue. Este artigo analisa o processo de ciborguização da juventude na interface entre currículo escolar e currículo do Orkut (site de relacionamentos). A pesquisa que subsidia este artigo investigou a interface entre o currículo de uma escola pública de ensino médio e as comunidades e os perfis no Orkut das/os alunas/os dessa escola. O referencial teórico é constituído pelos estudos de gênero e de currículo, em uma perspectiva pós-crítica. O argumento desenvolvido é o de que as estratégias utilizadas em um currículo podem ser traduzidas no outro, por meio da interface entre eles, tendo como efeito ora a transgressão, ora o fortalecimento das fronteiras de gênero.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Comportamento; Gênero; Internet; Jovens;
Autor(es):

  • Paraiso, Marlucy Alves. ()
  • Sales, Shirlei Rezende ()
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a15.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Estudos Feministas
Número do Periódico: 2
Volume: 19
Colação: p.535-548
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 03 nov. 2011


Informações Adicionais

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