tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia Brasileira

A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Cultura; Feminismo; Mulheres; Mídia;
Autor(es):

  • Gonçalves, Eliane()
Editora: Fundação Carlos Chagas;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n142/v41n142a09.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 142
Volume: 41
Colação: p.162-187
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 23 nov. 2011


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599