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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Na contramão do ensino médio inovador: propostas do Legislativo Federal para inclusão de disciplinas obrigatórias na escola

A proposta do Ministério da Educação (MEC) para um ensino médio inovador tem como perspectiva estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos e promovam articulação interdisciplinar voltada para o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, competências, valores e práticas. No presente artigo foram analisadas 15 proposições apresentados na Câmara Federal no período posterior à aprovação da proposta do ensino médio inovador pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Concluímos que, na contramão de uma proposta inovadora para o ensino médio, o Congresso brasileiro insiste na apresentação de projetos de lei que incluam disciplinas obrigatórias na escola, contemplando diferentes conteúdos, a partir de uma perspectiva fragmentada do currículo. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Disciplina escolar; Ensino médio; Poder Legislativo; Políticas educacionais;
Autor(es):

  • Amaral, Daniela Patti do()
  • Oliveira, Renato Jose de()
Editora: CEDES;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n84/a04v31n84.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0101-3262
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Cadernos Cedes
Número do Periódico: 84
Volume: 31
Colação: p.209-230
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 30 nov. 2011


Informações Adicionais

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