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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão

O artigo trata de aspectos da "democratização" na educação superior brasileira. Discute contradições entre concepções de educação como bem público-social e como mercadoria, relacionando-as com as políticas públicas desse nível de ensino. Tematiza as noções de qualidade e de pertinência social. Afirma que as políticas públicas de democratização da educação superior devem ir muito além das ações focadas no aumento de matrículas e de inclusão social. A democratização requer melhorar e ampliar a educação fundamental, de modo a elevar a quantidade e a qualidade de concluintes no ensino médio; ampliar e melhorar continuamente a formação de professores e a infraestrutura de todo o sistema educativo; assegurar boas condições de permanência do estudante nos cursos; ampliar a participação do Estado no provimento da educação. Em conclusão: transformações radicais na educação superior, especialmente a sua expansão com qualidade e equidade, não se separam de mudanças estruturais e sustentáveis da sociedade. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Democracia; Ensino superior; Inclusão social; Políticas públicas; Qualidade;
Autor(es):

  • Sobrinho, Jose Dias()
Editora: CEDES;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Código/ISBN/ISSN: 0101-7330
Ano da Publicação: 2010
Nome do Periódico: Educação & Sociedade
Número do Periódico: 113
Volume: 31
Colação: p.1223-1245
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 07 dez. 2011


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