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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados

O texto destaca como as políticas educacionais têm sido instigadas pelas tentativas de corrigir as desigualdades. Entretanto, ao centrarem-se nas desigualdades intraescolares, as políticas e suas análises se empobrecem. Mas se enriquecem na medida em que avançam na compreensão dos processos históricos de produção-reprodução das desigualdades sociais. O texto se defronta com uma indagação: que mudanças na formulação e nas análises de políticas quando as desigualdades revelam uma nova qualidade? Quando os coletivos feitos tão desiguais se afirmam como sujeitos de políticas? Nesse novo quadro, o texto avança indagando como é pensado o Estado e como são pensados os coletivos sociais feitos desiguais. Qual o novo papel do Estado e de suas políticas na gestão-controle dos processos de afirmação política desses coletivos. Estaríamos avançando para a refundação do Estado e das políticas? (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Desigualdade social; Educação; Políticas educacionais;
Autor(es):

  • Arroyo, Miguel G()
Editora: CEDES;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Código/ISBN/ISSN: 0101-7330
Ano da Publicação: 2010
Nome do Periódico: Educação & Sociedade
Número do Periódico: 113
Volume: 31
Colação: p.1381-1416
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 07 dez. 2011

 

 


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