tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Infância, raça e paparicacao

Atualmente, o campo das discussões que se referem às relações étnico-raciais vem se ampliando em um espaço político-educacional considerável e que contribui para desmontar um forte campo discursivo que se hegemonizou como verdade e que afirmava a existência de uma democracia racial. Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida numa instituição de educação infantil durante um semestre letivo, com visitas diárias. A coleta de dados foi realizada utilizando os seguintes recursos: observação, realização de um diário de campo e entrevistas com as profissionais da creche. O obje tivo foi analisar as práticas educativas que ocorrem na creche, verificando as maneiras como essas práticas produzem e revelam a questão racial. A presente pesquisa constitui mais um subsídio para o questionamento das relações raciais no Brasil, desde a educação infantil, visando ao enfrentamento de práticas pedagógicas de homogeneidade e racismo.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Escolas; Infância; Relações étnico-raciais;
Autor(es):

  • Abramowicz, Anete()
  • Oliveira, Fabiana de ()
Editora: UFMG;
Local: Minas Gerais (MG)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a10v26n2.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0102-4698
Ano da Publicação: 2010
Nome do Periódico: Educação em Revista
Número do Periódico: 2
Volume: 26
Colação: p.209-226
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 19 dez. 2011


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599