![]() |
Mau aluno, boa aluna?Como as professoras avaliam meninos e meninasavBaseado em pesquisa qualitativa numa escola pública de ensino fundamental de São Paulo, o artigo discute os critérios de avaliação escolar das professoras, apontando em que medida suas opiniões sobre masculinidade e feminilidade interferiam em seus julgamentos e o que era mais valorizado no comportamento de meninas e meninos. Conclui pela urgência de promover essa reflexão no campo educacional, pois, se já eram marcantes em sistemas de avaliação mais formalizados, com testes, atribuição de notas e organização da escola em séries, as hierarquias de gênero parecem tornar-se mais poderosas nas chamadas avaliações de processo, em curso na maioria das escolas brasileiras, a partir do sistema de ciclos. Informações de Categorização Assunto(s): Avaliação; Ensino fundamental; Fracasso escolar; Relações de gênero;
Local: Santa Catarina (SC) Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Informações Adicionais
|