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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Mau aluno, boa aluna?

Como as professoras avaliam meninos e meninasav

Baseado em pesquisa qualitativa numa escola pública de ensino fundamental de São Paulo, o artigo discute os critérios de avaliação escolar das professoras, apontando em que medida suas opiniões sobre masculinidade e feminilidade interferiam em seus julgamentos e o que era mais valorizado no comportamento de meninas e meninos. Conclui pela urgência de promover essa reflexão no campo educacional, pois, se já eram marcantes em sistemas de avaliação mais formalizados, com testes, atribuição de notas e organização da escola em séries, as hierarquias de gênero parecem tornar-se mais poderosas nas chamadas avaliações de processo, em curso na maioria das escolas brasileiras, a partir do sistema de ciclos.
 

Informações de Categorização

Assunto(s): Avaliação; Ensino fundamental; Fracasso escolar; Relações de gênero;
Autor(es):

  • Carvalho, Marília Pinto de()
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2001
Nome do Periódico: Revista Estudos Feministas
Número do Periódico: 2
Volume: 9
Colação: p.554-574
Notas: Acesso em: 24 fev. 2011

Informações Adicionais

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