Raça e gênero no sistema de ensino: os limites das políticas universalistas na educação
As análises dos indicadores sociais desagregados por raça vêm
evidenciando as desigualdades raciais presentes no Brasil e se
constituindo num dos instrumentos mais contundentes de questionamento da decantada democracia racial brasileira,
conferindo autoridade às denúncias dos movimentos negros
contemporâneos sobre as diferenças de direitos e oportunidades
existentes em nossa sociedade em prejuízo da população negra. A síntese dos estudos sobre as desigualdades raciais pode
ser resumida na frase que já se tornou um lugar-comum:
“pobreza tem cor no Brasil, é negra.” Como agravante, há uma
excepcional concentração da pobreza entre as crianças e jovens
negros na faixa etária de 0 a 14 anos, como mostra esse estudo
de Ricardo Henriques. Dentre os fatores de reprodução das desigualdades raciais, a educação ocupa lugar privilegiado pelo peso decisivo que ela tem, como diz o autor, sobre “as chances de integração do indivíduo na sociedade e de sua capacidade de mobilidade ou
ascensão social” em nossa sociedade ... (AU)
Informações de Categorização
Assunto(s): Discriminação; Educação; Gênero; Políticas públicas; Raça;
Autor(es):
Editora: UNESCO;
Local: Distrito Federal (DF)
Tipo de Publicação: Artigos eletrônicos;
Informações da Publicação
Link/URL: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129720por.pdf
Código/ISBN/ISSN: 85-87853-60-0
Ano da Publicação: 2002
Colação: 102p
Notas:
Disponível para download no site da UNESCO - http://unesdoc.unesco.org/
Acesso revisto em: 08 set. 2014
Informações Adicionais
Arquivo Anexado: 1335_609_henriquesricardo.pdf
Capa:
