tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero

A Educação Infantil vem se consolidando como o momento de entrada das crianças no sistema educacional e, portanto, como condição que altera as formas de participação no espaço público no início da vida. Com uma abordagem que compreende a experiência individual e coletiva no espaço institucional como experiência de constituição dos sujeitos, o que inclui as aprendizagens - de si, do outro e do mundo - no contexto de relações das crianças entre si e com os adultos, este artigo analisa as concepções de educadoras sobre a educação de meninos no contexto institucional. As informações construídas durante a pesquisa indicam que elas orientam-se por uma imagem de masculinidade que priva os meninos de maior contato corporal e afetivo e de experiências significativas de convivência e brincadeiras tidas como adequadas somente para as meninas (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Diversidade sexual; Educação; Educação infantil; Gênero; Meninos;
Autor(es):

  • Luz, Iza Rodrigues da()
  • Silva, Isabel de Oliveira e()
Editora: UNICAMP;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n34/a03n34.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-8333
Ano da Publicação: 2010
Nome do Periódico: Cadernos Pagu
Número do Periódico: 34
Colação: p.17-39
Notas:

Disponível no site do Scielo - http://www.scielo.br
Acesso em: 13 fev. 2012


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599