tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Juventude, trabalho e escola: elementos para análise de uma posição social fecunda

No quadro da retração estrutural do número de postos de trabalho e da expansão da escolarização, a juventude emerge como um problema social. A extensão do tempo de convivência entre trabalho e escola é uma das bases da questão. No Brasil, o problema entra em cena a partir da década de 1990 com contornos próprios: aqui é a expansão da escola que permite a convivência desta instituição para com aquela que se apresentava, até então como umas das mais importantes instituições de socialização dos jovens do país: o trabalho. O presente artigo se propõe a analisar a questão, no quadro particular da situação brasileira, a partir de dois movimentos: primeiramente, pela constituição da noção de juventude como posição social e analítica desta sociedade; em segundo lugar, pelo uso da "ferramenta" na análise da importância relativa da escola e do trabalho na transição do jovem para a vida adulta, a partir do estudo do caso particular de conjunto de jovens de periferia do Rio de Janeiro. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Aspectos sociais; Desigualdade social; Educação; Jovens; Trabalho;
Autor(es):

  • Peregrino, Monica()
Editora: UNICAMP;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n84/a07v31n84.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0101-3262
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Cadernos CEDES
Número do Periódico: 84
Volume: 31
Colação: p.275-291
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 13 fev. 2012


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599