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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Aprendendo a ser negro: a perspectiva dos estudantes

O artigo trata de identificar e compreender de que modo os estudantes negros da rede municipal de ensino de Porto Alegre constituem interações sociais, e como essas se manifestam na cultura estudantil e na Educação Física. Por meio de uma etnografia educativa, reflete sobre a participação do negro na construção da sociedade, que não é isenta de contradições e controvérsias. Os autores realizam análise de documentos, observação participante, diário de campo, grupos de discussão e entrevista semiestruturada. A análise enfatiza o modo pelo qual os colaboradores do estudo se percebem nas relações étnico-raciais, ao tratar dos códigos de significados na cultura estudantil, especialmente quanto ao seu reconhecimento no grupo, revelando que os negros manifestam certa naturalização de uma posição social de inferioridade. As diferentes culturas da escola dão sentidos distintos às ações, rituais e códigos que serão interpretados por aqueles envolvidos com os elementos dessa cultura (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação Física; Estudantes; Negros(as); Raça; Relações étnico-raciais;
Autor(es):

  • Molina Neto, Vicente()
  • Santos, Marzo Vargas dos()
Editora: Fundação Carlos Chagas;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a10v41n143.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 143
Volume: 41
Colação: p.516-537
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 13 fev. 2012

 


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