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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Políticas docentes no Brasil: um estado da arte

O objetivo deste estudo é subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm sendo identificados na área, com vistas à melhoria da qualidade da educação e da condição de exercício de cidadania das populações de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de ensino do país. Para isso, a UNESCO e o MEC contaram com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, mobilizadas com o apoio do CONSED e da UNDIME, respectivamente, no que se refere ao fornecimento de documentos e materiais relativos à formação, carreira e apoio aos docentes dessa rede escolar.  Além disso, a fim de complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a algumas secretarias escolhidas devido à implementação de políticas docentes que têm sido reconhecidas em âmbito nacional.  Além de contribuir com os governos federal, estaduais e municipais brasileiros, este estudo deverá contribuir com o estado da arte sobre docentes regional que está sendo coordenado pela OREALC no âmbito da estratégia global da UNESCO sobre o tema docente.

Informações de Categorização

Assunto(s): Brasil; Docentes; Educação; Políticas educacionais;
Autor(es):

  • André, Maria Elisa Dalmazo de Afonso()
  • Oliveira, Romualdo Portela de()
Editora: Ministério da Educação; UNESCO;
Local: Distrito Federal (DF)
Tipo de Publicação: Artigos eletrônicos;

Informações da Publicação

Link/URL: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf
Ano da Publicação: 2010
Colação: 297p
Notas:

Disponível para download no site da UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - http://www.unesco.org
Acesso em: 22 mar. 2012
Acesso revisto em: 06 out. 2014


Informações Adicionais

Arquivo Anexado: 1389_1331_docentesbrasil.pdf
Capa:

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599