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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Dimensões estratégicas e limites do papel da educação para o desenvolvimento brasileiro

O propósito maior deste estudo é o de discutir a relação entre educação e desenvolvimento no contexto atual da sociedade brasileira, tendo-se em conta a condição sistêmica de uma economia altamente globalizada. Parte-se da premissa segundo a qual o desenvolvimento não é factível a todos os países, ao menos nos padrões alcançados no chamado Primeiro Mundo, mas também se reconhece que o desenvolvimento de uma nação não se concretiza sem uma educação de qualidade para todos. Questiona-se o poder de transformação social que tem sido atribuído à educação, uma vez que ela própria é, em grande medida, derivada das condições socioeconômicas. Busca-se analisar em que grau o padrão educacional brasileiro estaria comprometendo o desenvolvimento do país e como este, em seu estágio atual, afeta a qualidade da educação. Trata-se, pois, de analisar potencialidades e limites da educação diante do desafio de tornar o Brasil uma nação economicamente dinâmica e socialmente justa (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Desenvolvimento humano; Desenvolvimento social; Educação; Fatores socioeconomicos;
Autor(es):

  • Corbucci, Paulo Roberto()
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a03.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 48
Volume: 16
Colação: p.563-584
Notas:

Disponível no SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 25 out. 2012


Informações Adicionais

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