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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas

O texto focaliza o papel, na educação, do conhecimento em si. Argumenta que, para se dar um sentido sério à importância da educação, é fundamental tornar a questão do conhecimento foco central das análises no campo da educação, o que requer o desenvolvimento de uma abordagem do currículo baseada mais no conhecimento e na disciplina e menos no aprendiz e em seus interesses. Defende, ainda, que essa é uma opção radical. O artigo sustenta que, em termos curriculares, não há nenhuma alternativa às disciplinas que se mostre adequada e que defina os conceitos que os alunos devem adquirir. Assevera, ainda, que o papel das escolas e do currículo centrado em disciplinas é bem mais complexo do que simplesmente manter desigualdades. Afirma que as disciplinas permitem que se ofereça aos alunos um conhecimento confiável. Por fim, considera que, embora as tendências globais possam prever mudanças nas ocupações, não se pode presumir que elas se aplicam à produção ou à aquisição do conhecimento confiável (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Conhecimento; Curriculo escolar; Disciplina escolar; Educação;
Autor(es):

  • Young, Michael F. D.()
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a05.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2011
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 48
Volume: 16
Colação: p.609-623
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 25 out. 2012


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