![]() |
A menina e o menino que brincavam de ser...:representações de gênero e sexualidade em pesquisa com criançasO artigo tem por objetivo descrever resultados de pesquisa-ação realizada com crianças em uma escola pública na cidade de Campo Grande/MS. As ações fazem parte de pesquisa mais ampla, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que apresenta duas abordagens teórico-metodológicas: a bibliográfica e a pesquisa-ação. A pesquisa tem o intuito de propiciar momentos de reflexão e problematização sobre as temáticas da sexualidade, gênero e diversidades, mediadas por livros infantis, e produzir coletivamente materiais educativos para/com crianças. O referencial teórico são os dos estudos culturais, dos estudos feministas e de pressupostos foucaultianos. Os dados foram coletados mediante textos escritos e ilustrados, coleta da oralidade das crianças e produção coletiva de materiais educativos. As representações de gênero das crianças evidenciaram atitudes de conformidade às normas sociais e também de resistências e possibilidades de mudanças na construção de ser menino e ser menina (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Crianças; Escolas; Gênero; Pesquisa; Representações sociais; Sexualidade;
Local: Rio de Janeiro (RJ) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478 Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
|