tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional

Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de "mal-estar docente". O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, "salvar a pele". A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Aspectos sociológicos; Auto-estima; Docentes; Formação docente; Trabalho;
Autor(es):

  • Lantheaume, Francoise.(Autor)
Editora: Fundação Carlos Chagas;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/04.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2012
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 146
Volume: 48
Colação: p.368-387
Notas:

Disponível no sit do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 11 mar. 2013


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599