![]() |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissionalOs professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de "mal-estar docente". O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, "salvar a pele". A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Aspectos sociológicos; Auto-estima; Docentes; Formação docente; Trabalho;
Local: São Paulo (SP) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/04.pdf Disponível no sit do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
|