tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Cidadania sexual sob suspeita: uma meditação sobre as fundações homonormativas e neo-liberais de uma cidadania de "consolação"

Este artigo revisita criticamente as noções de cidadania sexual, procedendo a uma reflexão sobre as suas fundações homonormativas - decorrentes da heteronormatividade - e neo-liberais - decorrentes do atual estado da formação social capitalista. Recorremos à análise de estatísticas sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal e à análise de discurso de uma entrevista, usada como estudo de caso, para evidenciar o modo como uma economia política heterossexual sob a capa da homonormatividade emerge para estruturar a cidadania sexual e como esta é igualmente, por via da sua associação ao consumo se transforma apenas numa cidadania de consolação, geradora de hierarquias dentro da população LGBT entre quem tem recursos para aceder aos bens de consumo e quem não pode efetuar esse acesso. Discutimos na conclusão, o modo como esta cidadania sexual emerge como pharmakon, mantendo-se conceptualmente ambivalente.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Cidadania sexual; Sexualidade; Teoria Queer;
Autor(es):

  • Oliveira, João Manuel de(Autor)
Editora: Associação Brasileira de Psicologia Social;
Local: Minas Gerais (MG)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v25n1/09.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1807-0310
Ano da Publicação: 2013
Nome do Periódico: Psicologia & Sociedade
Número do Periódico: 1
Volume: 25
Colação: p.68-78
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 18 jul. 2013.


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599