tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio

Este artigo discute de que forma o adolescente compreende e vivencia o preconceito na escola. O principal objetivo foi investigar os significados e sentidos atribuídos às situações de preconceito por adolescentes. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semidirigida com 12 estudantes entre 14 e 17 anos de uma escola pública e uma privada de Joinville. Utilizaram-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Heller (1989), Silva (2005), Ozella (2002) e Aguiar (2006). Por meio da análise dos relatos foram criados quatro núcleos de significação: a) preconceitos: tipos e significados, b) manifestações de preconceito e sentimentos, c) movimentos de inclusão/exclusão na escola: a visão dos adolescentes e d) preconceito: equívocos e silenciamentos nas discussões escolares. As discussões revelam ambiguidades e dificuldades para identificar e discutir as situações de preconceito vivenciadas na escola. Tais resultados apontam para a necessidade de trabalhar a temática da diversidade e do preconceito com mais frequência no espaço escolar (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Adolescentes; Ensino médio; Inclusão social; Preconceito; Santa Catarina;
Autor(es):

  • Buendgens, Jully Fortunato(Autor)
  • Cordeiro, Aliciene Fusca Machado(Autor)
Editora: UEL;
Local: Paraná (PR)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/05.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-8557
Ano da Publicação: 2012
Nome do Periódico: Psicologia Escolar e Educacional
Número do Periódico: 1
Volume: 16
Colação: p.45-54
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 12 nov. 2013.


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599