tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância:

uma estratégia educativa em serviço

Este estudo objetivou descrever sobre construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em rede social para a implementação da Educação a Distância (EAD), desenvolvido em instituição hospitalar pública cardiológica por 23 enfermeiros do Grupo de Educação. A construção e a implementação foram realizadas em serviço, seguindo as etapas de estruturação do Grupo de Educação, Construção e Avaliação do AVA para EAD no olhar de tutores e alunos. Verificou-se que houve aprendizado e evolução do conhecimento tecnológico e valorização da construção e utilização do AVA. As dificuldades relacionaram-se à falta de conhecimento específico, tempo e infraestrutura. Também foram identificadas limitações relacionadas às ferramentas e ao acesso à internet. Para viabilizar o projeto, o enfermeiro desenvolveu competências de conhecimento específico e tecnológico atualizado, criatividade, busca de recursos alternativos para superação de dificuldades estruturais, mobilização coletiva e implementação de processos educativos inovadores em serviço (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação a Distância; Enfermagem; Tecnologia educacional;
Autor(es):

  • Grossi, Manoela Gomes(Autor)
  • Kobayashi, Rika Miyahara(Autor)
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n3/0080-6234-reeusp-47-3-00756.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0080-6234
Ano da Publicação: 2013
Nome do Periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Número do Periódico: 3
Volume: 47
Colação: p.756-760
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 21 nov. 2013


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599