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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Diferenças Quanto ao Gênero entre Escolares Brasileiros

(CBCL/6-18)

A influência do gênero na presença de problemas de comportamento na infância tem sido objeto de interesse recente na
literatura. Estudos indicam que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizantes, enquanto
meninas apresentam mais problemas de comportamento internalizantes, sendo que crianças do sexo masculino também
se mostram com mais problemas no geral. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do gênero sobre as escalas  do “Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes” (CBCL) para um grupo de crianças brasileiras e  comparar os resultados com dados multiculturais obtidos com o mesmo instrumento. Responderam o CBCL 1228  pais de crianças com idade entre seis e 11 anos, de escolas de diferentes regiões brasileiras. Meninos apresentaram
escores significativamente mais altos nas escalas de problemas externalizantes e total de problemas de comportamento,  o que permite concluir que os efeitos da variável gênero sobre as escalas do CBCL são muito semelhantes no Brasil  e em outros países.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Avaliação; Crianças; Gênero; Psicologia educacional; Psicopatologia;
Autor(es):

  • Emerich, Deyse Ribas ... et al(Autor)
Editora: PUC - RS;
Local: Rio Grande do Sul (RS)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/10053/8239
Ano da Publicação: 2012
Nome do Periódico: Psicho
Número do Periódico: 3
Volume: 43
Colação: p.380-387
Notas:

Disponível no Portal de Pesquisa - http://bvsalud.org/portal
Acesso em: 12 dez. 2013


Informações Adicionais

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