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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Gênero como possibilidade ou limite da ação social:

um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil.

O presente texto é parte de uma pesquisa de doutorado em que a geração de dados foi realizada no ano de 2009 em uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Florianópolis/SC. A fim de trazer uma descrição pela perspectiva das crianças, foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia, lançando mão de registros escritos, fotográficos e fílmicos. O grupo pesquisado era composto por 15 crianças com idade entre 2 e 3 anos, sendo 12 meninas e 3 meninos. Nageração de dados, evidenciou-se que o pertencimento e as noções de gênero envolvem uma variedade de conhecimentos e elementos sociais e culturais, os quais requerem um estudo minucioso para se compreender como e o que as crianças sabem e aprendem sobre eles ao estabelecerem suas relações no cotidiano de uma instituição de educação infantil. Nesse sentido, tão importante como compreender o que as crianças sabem e aprendem sobre gênero, são os usos que elas dão a esse conhecimento nas relações que estabelecem com seus pares e também com os adultos e suas possibilidades de ação social.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): ; Educação; Educação infantil; Gênero; Pesquisa;
Autor(es):

  • Buss-Simão, Márcia(Autor)
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/08.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2013
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 55
Volume: 18
Colação: p.939-960
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 12 maio  2014


Informações Adicionais

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