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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Normas de gênero em um currículo escolar:

a produção dicotômica de corpos e posições de sujeito meninos-alunos

Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com os objetivos de observar e analisar a produção de corpos e posições de sujeito meninos-alunos em um currículo escolar. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma turma de quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública, por meio de procedimentos etnográficos de coleta de informações e análise queer das informações coletadas. Foram utilizados, como referenciais teóricos, os estudos queer e a vertente pós-estruturalista dos estudos culturais. Analisa-se, neste trabalho, a atuação de normas de gênero na constituição dicotômica de corpos masculinos e femininos, no currículo pesquisado. Corpos meninos-alunos são produzidos como opostos aos corpos tidos como meninas-alunas, mas, também, como o polo oposto normal dos considerados anormais: menino-aluno-bichinha e menino-aluno-mulherzinha.

Informações de Categorização

Assunto(s): Curriculo escolar; Educação; Gênero;
Autor(es):

  • Paraiso, Marlucy Alves. (Autor)
  • Reis, Cristina D`Ávila(Autor)
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ref/v22n1/13.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2014
Nome do Periódico: Revista Estudos Feministas
Número do Periódico: 1
Volume: 22
Colação: p.237-257
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 14 jul. 2014


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