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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil

Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social" deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das "cotas raciais" não preenchidas para as "cotas sociais". (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Ação afirmativa; Brasil; Cotas; Educação; Ensino superior;
Autor(es):

  • Santos, Helio(Autor)
  • Sasaki, Karen(Autor)
  • Souza, Marcilene Garcia de(Autor)
Editora: INEP;
Local: Distrito Federal (DF)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n237/a10v94n237.pdf
Código/ISBN/ISSN: 2176-6681
Ano da Publicação: 94
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Volume: 237
Colação: p.542-563
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 14 jul. 2014

 


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