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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Emancipação social e exclusão no cotidiano escolar:

a homofobia e sua influência nas tessituras identitárias

Esta pesquisa teve como objetivo entender como os processos de exclusão ocorridos nos/dos/com os cotidianos de uma escola pública influenciam nos processos de tessituras identitárias das alunas e dos alunos com orientação homossexual e dos demais alunos que praticam ou assistem aos procedimentos de exclusão. A pesquisa nos/dos/com os cotidianos possibilitou a compreensão sobre os processos cotidianos de produção de exclusões em sua complexidade e o modo como esses interferem nas formações identitárias dos sujeitos. A partir de histórias narradas, podemos perceber algumas práticas emancipatórias que influenciaram tais tessituras de todas as alunas e alunos ao lado de práticas excludentes e homofóbicas que igualmente interferiram nas constituições das identidades de todos os estudantes. Todos esses discentes teceram aprendizagens, a partir das ações e discursos proferidos por suas professoras e professores, em relação à sexualidade e aos modos de suas manifestações. Assim, foi necessário darmos visibilidade a algumas dessas práticas para percebermos que na tessitura das identidades de todos os estudantes estão presentes aprendizagens emancipatórias e processos de subjetivações que podem ser entendidos como aprendizagens regulatórias. Verificamos que o sofrimento foi um alinhavo permanente das tessituras identitárias de alguns estudantes, tendo se transformado, para alguns, em potência e para outros, em apenas dor. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Cotidiano escolar; Educação; Exclusão social; Homofobia; Homossexualismo; Subjetividade; Tessituras identitárias;
Autor(es):

  • Sepúlveda, Denize(Autor)
Instituição de Defesa: UERJ;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Tese;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6776
Ano da Publicação: 2012
Colação: 241f
Notas:

Orientador:  Inês Barbosa de Oliveira
Disponível para download no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - http://www.bdtd.uerj.br/
Acesso em: 21 jul. 2014


Informações Adicionais

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