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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Cultura e ideologia: a mídia revelando estereótipos raciais de gênero

Nesse artigo, analisamos duas formas simbólicas brasileiras (comerciais de televisão) tendo como enquadre teórico uma metodologia crítica baseada em alguns elementos teóricos dos Estudos Culturais. O ponto de partida é o conceito de minoria e maioria, e seu caráter nômico e anômico. Assumimos que as formas simbólicas podem ser entendidas como portadoras de ideologia, e para entender a ideologia subjacente a elas nós temos que desconstruir a unidade da mensagem e expor sua "naturalidade". Nesse processo, aspectos relacionados às relações de dominação de gênero e raça foram desveladas, indicando que a discriminação em direção às minorias ainda é parte da nossa realidade mediada (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Estereótipos; Mídia; Psicologia; Relações de gênero; Relações étnico-raciais;
Autor(es):

  • Roso, Adriane... et al(Autor)
Editora: UFMG;
Local: Minas Gerais (MG)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n2/v14n2a05.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1807-0310
Ano da Publicação: 2002
Nome do Periódico: Psicologia & Sociedade
Número do Periódico: 2
Volume: 14
Colação: p.74-94
Notas:

Disponivel no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 24 jul. 2014

 

 


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