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Orientação sexual nas escolas: fato ou anseio?Pesquisa qualitativa que objetivou analisar sob a ótica dos educadores de escolas públicas do ensino fundamental, como o tema "orientação sexual" vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Participaram do estudo 23 professores da rede municipal de ensino de Cajazeiras, Paraíba. Elegeu-se o grupo focal como técnica de investigação, e os dados empíricos obtidos foram organizados mediante análise de conteúdo temática. Constatou-se que há um esforço dos atores em privilegiar conteúdos relativos à orientação sexual no ambiente escolar, porém esses debates exigem que preliminarmente seja incentivado um aprofundamento de caráter informativo e subjetivo sobre "sexualidade", propiciando aos educadores um espaço para re-significações de sua internalidade e valores. A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que reconheçam os direitos humanos e sociais e favoreçam a construção ética da cidadania.(AU) Informações de Categorização Assunto(s): Comportamento sexual; Docentes; Educação sexual; Escolas; Orientação sexual; Paraiba;
Local: Rio Grande do Sul (RS) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472011000100014 Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.brA Informações Adicionais
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