Professores(as), suas significações e posturas no contexto da educação sexual:
das (im)possibilidades do trabalho com a diversidade sexual
Segundo diretrizes governamentais, a atuação educacional
profissional na área da sexualidade pauta-se em conhecimentos
científicos, em práticas didático-pedagógicas e, principalmente, na
reflexão ética acerca da vivência da sexualidade, como plural e como
parte dos Direitos de Humanos. Contudo, o sistema público e seus
professores/as, a despeito dos esforços despendidos na capacitação
docente, não se mostram preparados para tal. Esta investigação,
privilegiando uma abordagem sócio-histórica e cultural, pretendeu
analisar e discutir as posturas dos/as educadores/as frente à educação
sexual escolar. A abordagem considerou a gênese e trajetória destas
como processos semióticos de constituição do humano mantendo
foco na formação profissional e no ‘preparo pessoal’. Observou-se, a
partir da realização de várias entrevistas recorrentes, que a produção
das posturas docentes diante da sexualidade e dos gêneros não
passava somente pelo crivo dos conteúdos escolares, das técnicas
pedagógicas e das prescrições oficiais. As três professoras e o
professor ‘sentiam necessidade’ de ter sob controle os contextos de
significação do tema, junto aos alunos, e se viam compelidos a
buscar ‘segurança’ para (não) ‘falar de sexo’ nos
sentidos/significados que regiam seu próprio reconhecimento como
sujeitos. Isto condicionava suas possibilidades de atuação em
educação sexual escolar. Foi possível compreender como e porquê as
significações profissionais se infiltravam por dilemas singulares,
entre o (i)moral e a ética, o pedagógico e o pessoal, o currículo e a
religião (AU)
Informações de Categorização
Assunto(s): Diversidade sexual; Docentes; Educação sexual; Sexo;
Autor(es):
- Avila, Andre Heloy(Autor)
Instituição de Defesa: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Tese;
Informações da Publicação
Link/URL: http://www.cepac.org.br/blog/wp-content/uploads/2012/03/cp147876.pdf
Ano da Publicação: 2010
Colação: 185p
Notas:
Disponível no site do Centro Paranaense de Cidadania - http://www.cepac.org.br/blog/
Acesso em: 13 out. 2014
Informações Adicionais
Arquivo Anexado: 1943_1054_avilanadre.pdf