tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Estratégias de escolarização de homossexuais com sucesso acadêmico

A pesquisa investiga o impacto da orientação sexual sobre o desempenho e a permanência de estudantes gays e lésbicas nos espaços escolares. Identifica as estratégias adotadas por eles/elas para o ingresso e a permanência nos prestigiados cursos de Direito e Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A metodologia adotada, qualitativa, foi composta por duas fontes de coleta de dados: a primeira etapa, aplicação de cem questionários exploratórios em uma Confraria de homossexuais. A segunda, entrevistas semiestruturadas com duas lésbicas e dois gays estudantes da UFMG. Conclui-se que os/as entrevistados/as foram academicamente bem sucedidos devido à omissão da orientação sexual, às condições social e financeira privilegiadas e à postura das escolas particulares por eles/elas frequentadas.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Bullying; Educação; Estudantes; Gênero; Homofobia; Homossexuais masculinos; Lésbicas; Relações de gênero;
Autor(es):

  • Souza, Janice Aparecida de(Autor)
Instituição de Defesa: UFMG;
Local: Minas Gerais (MG)
Tipo de Publicação: Dissertação;
Titulação Acadêmica: Mestrado;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-9BWHB3/estrategias_de_escolarizacao_de_homossexuais__com_sucesso_academico.pdf?sequence=1
Ano da Publicação: 2013
Colação: 113f
Notas:

Disponível para download no site da Biblioteca Digital da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - http://www.bibliotecadigital.ufmg.br
Acesso em: 03 nov. 2014

 


Informações Adicionais

Arquivo Anexado: 1970_668_souzajaniceufmg.pdf

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599