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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Psicologia e Ensino das Relações Étnico-Raciais:

uma experiência na formação de professores

O presente artigo relata uma experiência realizada no Estágio Supervisionado em Docência em Psicologia, disciplina do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, realizada em 2011, interligando o tema da psicologia e das relações étnico-raciais. Embora o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e o ensino das Relações Étnico-Raciais tenham se tornado obrigatórios em todas as escolas do Brasil a partir da Lei nº10.639/03, que modificou a LDB devido a uma conquista histórica do movimento negro, segue-se precária a formação de professores na maior parte delas. Neste sentido, considerando a relevância sócio-histórica e cultural de promoção de equidade e igualdade social que a lei sugere, a Psicologia tem muito a contribuir no processo de formação de professores ao evidenciar como se dá a constituição do sujeito na relação com a cultura, desnaturalizando preconceitos e estereótipos sobre as relações sociais e étnico-raciais do país (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação; Formação docente; Psicologia; Relações étnico-raciais;
Autor(es):

  • Suleiman, Bianca Barbosa(Autor)
Editora: ABRAPEE;
Local: Paraná (PR)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0369.pdf
Código/ISBN/ISSN: 2175-3539
Ano da Publicação: 2014
Nome do Periódico: Psicologia Escolar e Educacional
Número do Periódico: 2
Volume: 18
Colação: p.369-372
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 06 nov. 2014


Informações Adicionais

Arquivo Anexado: 1977_320_suleiman.pdf

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599