tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil

O presente artigo versa sobre a possibilidade de reconhecer a cultura corporal como sistematizadora da linguagem do corpo, e essa, como fonte de produção do gesto e da expressão na Educação Infantil. O objetivo principal da pesquisa é identificar o entendimento de professores acerca da cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física para a Educação Infantil. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Os resultados apontam que as práticas corporais são contempladas na Educação Infantil, porém nem sempre sob a chancela da Educação Física. Pautados pela historicidade esportiva da Educação Física, os professores entrevistados compreendem essa disciplina como desfavorável para estar na Educação Infantil. Diante disso, vislumbra-se a necessidade de apresentar e de ressignificar aos professores de Educação Infantil uma Educação Física contemporânea que compreenda a cultura corporal como sistematizadora da linguagem corporal.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Corporalidade; Educação Física; Educação infantil;
Autor(es):

  • Ehrenberg, Mônica Caldas(Autor)
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n1/v25n1a10.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0103-7307
Ano da Publicação: 2014
Nome do Periódico: Pro-Posições
Número do Periódico: 1
Volume: 25
Colação: p.181-198
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 06 nov. 2014


Informações Adicionais

Arquivo Anexado: 1980_320_ehrenberg.pdf

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599