tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual

Com ênfase especial no conceito de interação que emerge, com força e expressão, do uso das tecnologias da informação e da comunicação, este estudo analisa essa questão no campo específico das práticas educativas, tendo por objeto a comunicação entre participantes de um fórum de discussão on-line, que se faz sob o título de prática interativa para promover intercâmbio de informações e de experiências. Do ponto de vista teórico, as relações entre os participantes são analisadas segundo categorias da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, em interlocução com a classificação dos discursos proposta por Eni Orlandi. A análise realizada permite afirmar que, se de um lado, esses ambientes autoproclamados interativos (como chats e grupos de discussão on-line) mostram-se como recursos potenciais para transformar as relações sociais, de outro, esses mesmos recursos podem ser utilizados para reforçar relações de poder, servindo menos para a interação e mais para consolidar idéias e propostas que se quer efetivar

Informações de Categorização

Assunto(s): Ambiente virtual; Comunicação; Educação; Interação social; Tecnologias da informação;
Autor(es):

  • Monteiro, Dilva Martins()
  • Ribeiro, Victoria Maria Brant()
  • Struchiner, Miriam()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 01017330
Ano da Publicação: 2007
Nome do Periódico: Educação & Sociedade
Número do Periódico: 101
Volume: 28
Colação: p.1435-1454
Notas:

Acesso em 31 jan. 2008.


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599