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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Formação docente e educação inclusiva

Em que pesem os esforços recentes pela superação de estados de exclusão escolar, o mito do fracasso escolar persiste, impondo-se como mecanismo de banimento social e de perpetuação da condição de marginalidade em que vive grande parte da população brasileira, fato que compromete severamente a consecução do projeto nacional por uma educação inclusiva e emancipadora. Este texto analisa a natureza social do conceito de fracasso escolar, tomando-o como uma forma de banimento, cuja presença na escola é reforçada pela ausência de estudos teóricos sobre as bases do ensino em contextos de educação que acolham sujeitos marginais à cultura moderna. Neste sentido, discute-se o lugar de conhecimentos específicos na formação de professores e a necessidade de se resgatar o ensino como especialidade acadêmica, com base em uma abordagem que nos faça avançar e superar a concepção tecnicista que preponderou na educação formal à época da sociedade industrial

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação inclusiva; Ensino; Formação profissional; Fracasso escolar;
Autor(es):

  • Senna, Luiz Antonio Gomes()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n133/a09v38n133.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2008
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 133
Volume: 38
Colação: p.195-219
Notas:

Acesso em: 29 set. 2008


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