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Formação docente e educação inclusivaEm que pesem os esforços recentes pela superação de estados de exclusão escolar, o mito do fracasso escolar persiste, impondo-se como mecanismo de banimento social e de perpetuação da condição de marginalidade em que vive grande parte da população brasileira, fato que compromete severamente a consecução do projeto nacional por uma educação inclusiva e emancipadora. Este texto analisa a natureza social do conceito de fracasso escolar, tomando-o como uma forma de banimento, cuja presença na escola é reforçada pela ausência de estudos teóricos sobre as bases do ensino em contextos de educação que acolham sujeitos marginais à cultura moderna. Neste sentido, discute-se o lugar de conhecimentos específicos na formação de professores e a necessidade de se resgatar o ensino como especialidade acadêmica, com base em uma abordagem que nos faça avançar e superar a concepção tecnicista que preponderou na educação formal à época da sociedade industrial Informações de Categorização Assunto(s): Educação inclusiva; Ensino; Formação profissional; Fracasso escolar;
Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n133/a09v38n133.pdf Acesso em: 29 set. 2008 Informações Adicionais
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